Poderoso instrumento de organização da vida social, a forma das cidades é também um eloquente testemunho do modelo de regulação, da partilha de responsabilidades e da competência da administração pública na gestão do território. Ao contrário do que sucede noutros países, o alheamento dos portugueses relativo aos factos mais relevantes da política urbana denuncia carências culturais profundas.
2008-08-28
2008-07-24
Direito à cidade
Em contraponto às manchetes sonantes, há todo um conjunto de parâmetros que influem mais na qualidade de vida que a construção dos reclamados túneis e novas auto-estradas. A mobilidade ou acessibilidade urbana é, sem dúvida, um dos mais pertinentes. A crise de combustíveis veio, aliás, acentuar a reflexão em torno desta problemática, questionar hábitos e instigar a capacidade de transformar uma situação económica
2008-06-26
(Ir)realidade do território
A arte contemporânea tem-se interessado muito pela problemática do território. Desde os anos 60 que os artistas vêm alertando para os efeitos da suburbanização massiva, da poluição, da descaracterização do património e da decadência estética dos sítios. São bem conhecidas as intervenções de Smithson sobre os "não-lugares" e os seus denominados earthworks não passaram despercebidos.
2008-05-22
É obra, Covilhã!
A Câmara da Covilhã atingiu no ano transacto o admirável passivo de 87.000.000 euros, números redondos, com o consentimento da Assembleia Municipal (NC). O mesmo é dizer que cada munícipe deve aproximadamente 1.750 euros, dívida que provavelmente ninguém prevê amortizar e poucos conseguirão justificar, a não ser por militância ou indigência, que é praticamente a mesma coisa.
2008-04-24
Cultura e Política
Os governos das cidades europeias foram percebendo que a política se pode regenerar ou tornar mais assertiva pelo incremento de práticas culturais. Foi assim na Florença dos Médicis e é assim na actual disputa pela capitalidade cultural no seio das regiões. Na presunção de que o talento e a inteligência são contagiosos, o envolvimento nas questões artísticas e intelectuais do nosso tempo, sendo uma necessidade humana essencial,
2008-03-20
O uso do Território
Toda a paisagem é uma construção cultural, corresponde a uma organização e categorização do espaço e dos lugares em relação a um determinado modo de vida. A paisagem contextualiza a nossa experiência quotidiana e presta-se a diferentes análises: o agricultor tem uma percepção diferente do geógrafo. A paisagem natural acabou. A pintura romântica já o havia percebido em meados do Século XIX.
2008-02-28
Árvores no espaço público
Normalmente, associa-se a Árvore da Sabedoria, cujos frutos vencem o olvido e a ignorância, à aprendizagem e à medição do tempo natural e efémero da vida; analogia que não esconde o desempenho das árvores na fecundidade e no equilíbrio dos ecossistemas. É, aliás, comum considerar as árvores na inferição do génio dos lugares, pois elas bebem do passado.
2008-01-24
Covilhã, intra e extra-muros
A douta elocução com que Michael Mathias abriu a "transurbância", a mais recente iniciativa promovida pelo Movimento Cidadania Covilhã, aclarou o desempenho do muralha da vila na aglutinação dos núcleos das Portas do Sol, da Ramalha e do Castelo e esclareceu as implicações deste perímetro no desenvolvimento urbano. O grupo de participantes nesta iniciativa pôde reconhecer no terreno a informação
Subscrever:
Comentários (Atom)